....
Para ser um seguidor, não é preciso ter um Blog, basta ter uma conta de e-mail . Clique no botão abaixo"Participar deste Site"

Seguidores

terça-feira, janeiro 29, 2013

Atividades Lúdicas para o Maternal 2

Hora da Colheita
Idade: A partir de 3 anos.
Tempo: Uma hora.
Espaço: Sala de atividades.
Material: Cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho (de plástico ou origami) e vasilhas ou cestinhos coloridos.
Objetivos: Integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas.
Preparação: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro.
Faça frutinhas de argila, deixe secar e pinte-as com as mesmas cores do dado que será usado no jogo. Em uma das faces dele, desenhe um passarinho. Confeccione também cestinhas de origami ou arrume vasilhas com as mesmas cores do dado e providencie um brinquedo em forma de passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma mesa e espalhe as frutinhas pelos galhos. O passarinho deve ficar solto. Em volta do tabuleiro, espalhe as cestinhas coloridas. Jogo para quatro crianças. Uma criança por vez lança o dado, retira da árvore a fruta da mesma cor indicada pelo dado e coloca-a na cestinha, também da mesma tonalidade. Se o dado cair com a face que traz o passarinho, é ele quem fica com a fruta. O objetivo é colher todas antes que o passarinho as coma. 
Chuvinha de Papel
Idade: De 8 meses a 3 anos.
Tempo: De 15 a 30 minutos.
Espaço: Sala de atividades.
Material: Revistas e jornais velhos.
Objetivos: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas. Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
Papai Veio Brincar
Idade: De 3 meses a 1 ano.
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala ampla.
 Material: Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
Objetivo: Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
 Preparação: Decore o ambiente com os panos. Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.
 Jogo das Expressões
Idade: De 2 a 3 anos.
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de atividades.
Material: Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.
Objetivos: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas. 
Preparação: Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão. 

3 comentários:

  1. Hello!
    Interesting blog. Welcome to http://filmandotherstories.blogspot.se/
    :) Wish you a happy new year!

    ResponderExcluir
  2. Vania,
    essas atividades são muito importantes, para o desenvolvimento da criança, além dela aprender brincando, o que torna a aprendizagem mais prazerosa...
    bjs!

    relicariodasrafleur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa feliz...
Obrigada pela visita... VOLTE SEMPRE!